5 Passos Para Criar o Hábito de Correr

Criar hábitos é essencial para obter resultados satisfatórios em qualquer atividade da sua vida. Com a corrida não é diferente. Por isso, no nosso primeiro post do blog iremos falar sobre 5 hábitos para você alcançar seus objetivos com a corrida, seja emagrecer, seja melhorar a saúde física, mental ou apenas um hobbie. Então leia até o final!

1 – Crie metas “SMART”

As metas “SMART” são metas que se baseiam em 5 fatores que formam o acrônimo de acordo com os nomes dos fatores em inglês, são eles Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time based (temporal).

Trazendo para o universo das corridas, é necessário principalmente que você tenha metas claras de distância e tempo, por exemplo, correr 5km em 30 minutos. Lembrando ainda que essa meta precisa também ser alcançável, principalmente se você é iniciante, não vá estabelecer uma meta de atleta profissional hein!

2 – Evite treinos noturnos

Apesar de que muitos corredores preferem o horário noturno para realizar seus treinos, se você está iniciando na corrida e precisa conciliar com o trabalho e faculdade, as chances de você procrastinar o treino são enormes. Por isso, procure treinar logo pela manhã, evitando que por exemplo, a necessidade de fazer uma hora extra ou de realizar um trabalho pós faculdade te impeça de treinar.

3 –  Se atente a alimentação

Controle a sua alimentação e consequentemente o seu peso, parece controverso, pois você começou a correr justamente para perder peso não é mesmo? Mas o inverso também é válido: se você controlar seu peso, terá mais eficiência nas corridas!

Se você se manter acima do peso, colocará o corpo sob um esforço maior que impacta de forma mais forte músculos, ossos e articulações. Lesões podem acontecer e a recuperação pode inclusive, ser mais lenta. Se você estiver acima do peso, também irá correr mais devagar. Por esse motivo, alimentação saudável, acompanhamento nutricional e controle do peso são essenciais!

4 – Entre para grupos de corredores e faça networking!

Tenha contato com outros corredores, principalmente se você está iniciando. Além de se motivar, você poderá trocar informações sobre as principais dificuldades e problemas, diretamente com quem já passou por isso.

Também é válido participar de provas de corrida em sua cidade, sempre que possível!

5 – Tenha disciplina e foco no objetivo!

Por último, porém o mais importante para todo corredor é a disciplina! Crie um planejamento e uma rotina e siga a risca, mesmo nos momentos em que o desânimo bater. Lembre-se que você tem o caminho para chegar no seu objetivo e é só continuar em frente, sempre! Os resultados no futuro serão muito recompensadores e só você saberá o orgulho que é se superar cada dia mais!

Se você gostou do nosso conteúdo, fique sempre atento(a) nas novidades que postaremos em nosso blog e claro, compartilhe nossas dicas nas redes sociais e com seus amigos. Incentive a prática de esportes, essencial para garantir uma saúde melhor para todos! Até mais!